Navilouca Ao vivo

Para celebrar os 15 anos de carreira, o grupo carioca Pedro Luís e A Parede lançou em dezembro de 2010 seu primeiro DVD. Intitulado Navilouca Ao Vivo, o trabalho, que traz uma linguagem estética de cinema, é um apanhado dos grandes sucessos do quinteto, formado por Pedro Luís (voz, violão e guitarra), Mário Moura(baixo), C.A. Ferrari, Sidon Silva e Celso Alvim (bateria e percussão). O show, gravado em setembro/2010, no Circo Voador, com coprodução do Canal Brasil, PLAP e Muito Prazer Discos, contou com as participações especiais de dois amigos e padrinhos da banda: Herbert Vianna e Lenine, além do poeta Chacalque faz as vezes de mestre de cerimônias e do guitarrista Leo Saad. A direção é assinada por Gabriela Gastal e Gabriela Figueiredo, da Samba Filmes, e a direção de fotografia é de Gustavo Hadba.

01

FAIXA

O Adobe Flash Player é necessário para que você possa navegar por este site. Clique no link e faça o download gratuito do Adobe Flash Player.

Pedro Luís e A Parede - Navilouca Ao vivo

Pode-se dizer que uma das principais características do DVD é a estética cinematográfica, com planos longos e jogo de luz e sombra. Segundo as diretoras Gabriela Gastal e Gabriela Figueiredo, a concepção do show foi toda pensada para a filmagem e a ideia era fazer algo diferente dos trabalhos anteriores. “Foi algo totalmente novo para nós. Optamos por ter apenas câmeras fixas e um único eixo de luz, o que fez com que a iluminação ganhasse um papel gráfico em contraste com o fundo preto. Ela própria passou a ser o cenário”, explica Gabriela Gastal. “Desde a filmagem à edição, a intenção foi reproduzir o ponto de vista do espectador”, diz Gabriela Figueiredo.

O primeiro a entrar em cena é Chacal. Com seu jeito único e irreverente, o poeta sobe ao palco para apresentar a banda repetindo exatamente o mesmo texto que usou para apresentá-la 15 anos atrás, no primeiro show da PLAP, dentro do projeto CEP 20.000. A partir daí, inicia-se o grande baile de canções inesquecíveis, com destaque para Chuva de bala, de Pedro Luís, e Selvagem, de Herbert Vianna, ambas cantadas em parceria com o integrante dos Paralamas do Sucesso.

Outro ponto alto do DVD fica por conta da sequência de hits que levantou o público, começando com Fazê o quê?, seguindo com Seres Tupy, Caio no suingue, e finalizando com a entrada de Lenine em Pena de vida. A participação do pernambucano teve direito à invasão surpresa na plateia e um blackout inesperado que deixou às escuras o Circo Voador. Ainda sim, nada escapou das lentes das câmeras e o que poderia ser considerado um acidente de percurso acabou tornando-se um registro memorável do show, sintetizando exatamente o quea direção gostaria de imprimir ao vídeo.

O resultado foi um DVD diferente dos tradicionais. “É um DVD para quem está com tempo de ver e ouvir, que capta um momento que existiu”, explica C.A Ferrari. Este é o quinto trabalho da PLAP com a Samba Filmes e a MP,B. Além de Navilouca Ao Vivo, as produtoras estiveram presentes no DVD “Vagabundo” (PLAP e Ney Matogrosso); “Vagabundo ao vivo”, e os dois DVDs do Monobloco, incluindo o mais recente deles, lançado este ano, Monobloco 10. Já o Canal Brasil estreia como parceiro do grupo na coprodução. “O Canal Brasil é um namoro antigo. É o parceiro ideal, porque é voltado para o cinema e a música, exatamente o que nós propusemos neste DVD, concebido através do olhar cinematográfico”, diz Maria Clara Ferreira, empresária da banda. A distribuição será feita pela MPB/Universal.

Repertório DVD NAVILOUCA AO VIVO:

1. Caramujo jah (citação) -(Pedro Luís, Sidon Silva/ Celso Alvim, C.A Ferrari, Mario Moura e Oswaldo Pereira/ Dubas) / Quebra quilos (Pedro Luís/Warner Chappell)

2. Ponto enredo (Pedro Luís/Warner Chappell)

3. Santo samba (Pedro Luís/Warner Chappell)

4. Mandingo (Roque Ferreira e Pedro Luís/Universal e Warner Chappell)

5. Braseiro (Pedro Luís/WarnerChappell)

6. Navilouca (Pedro Luís/Dubas)

7. Miséria no Japão(Pedro Luís/Dubas)

8. Selvagem (HerbertVianna, Bi Ribeiro, João Baroni/Tapajós) / Chuva de bala (citação) -(Pedro Luís/ Dubas)

9. Tem juízo mas não usa (Pedro Luís e Lula Queiroga/Warner Chappell e Luni produções)

10. Menina bonita (Pedro Luís, Rodrigo Cabelo Alexandre Brasil/Warner Chappell e Dubas); Mas que nada (Jorge Benjor /Peer Music)

Pout pourri

11. Meu pai oxalá (citação) (Toquinho e Vinícius de Moraes/ Tonga);

Nega de Obaluaê (Wando/Universal Music – Peer Music)

12. Rap do real (Rodrigo Maranhão e Pedro Luís/Setembro Edições (DC Consultoria)/ Warner Chappell)

13. Fazê o quê? (Pedro Luís/Dubas)

14. Seres tupy (Pedro Luís/Dubas)

15. Caio no suingue(Pedro Luís/Dubas)

16. Pena de vida (Pedro Luís/Dubas)

     EXTRA:

17. Não ao desperdício (Rodrigo Cabeloe Glaucia Saad / Dubas)